
Bancos prevêem que liberação de crédito deve crescer cerca de 4% em 2017
13 de dezembro de 2016
Com aprovação da PEC do teto dos gastos, governo quer reduzir o pessimismo
14 de dezembro de 2016Após o anúncio de reformulação e reestruturação do Banco do Brasil, 317 funcionários de Santa Catarina aderiram ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (Peai). A proposta estava aberta até a última sexta-feira. Somente no Estado, 640 pessoas faziam parte do público potencial que poderia aderir ao programa. Segundo a administração da Instituição, todos os processos de desligamento devem ocorrer até o fim deste mês.
No Brasil, 9,4 mil pessoas, em um universo de 18 mil, aderiram ao Peai. Apesar de não ter dados sobre SC, a economia gerada com o programa, em nível nacional, será de R$ 2,3 bilhões. Além das aposentadorias incentivadas, o BB fechará 37 agências e transformará 45 em postos de atendimento no Estado.
Conforme informou a superintendência do banco no Estado, o BB concedeu incentivo de desligamento correspondente ao valor de 12 salários. Ainda, dentro do programa será concedido uma indenização pelo tempo de trabalho – que varia de um a três salários, a depender do tempo de serviço prestado pelo colaborador.
Para aderir ao plano, os servidores precisavam estar aposentados pela Previdência Social ou ter 50 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de trabalho no banco.
Jornada reduzida
Além do plano de aposentadoria, outros 4.196 servidores que não fazem parte da medida poderão aderir à jornada opcional de trabalho de seis horas diárias. De acordo com a instituição, a adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função, enquanto a jornada será reduzida em 25%. Se considerado o valor da hora trabalhada, haverá aumento de 12% para os funcionários que aderirem à nova jornada.
Leia mais notícias:
Veja a lista de agências do Banco do Brasil que serão fechadas em SC
Tire as suas dúvidas sobre as mudanças nas operações do Banco do Brasil
Fonte – Click RBS