
Superior Tribunal de Justiça dá ganho de causa aos trabalhadores quanto ao direito de receber atrasados do auxílio-acidente
18 de junho de 2021
STF DECIDE QUE FUNCIONÁRIOS DE ESTATAIS NÃO PODEM PERMANECER NO TRABALHO APÓS APOSENTADORIA
18 de junho de 2021O mundo do trabalho está cada vez mais difícil. Tudo é para ontem. Ao trabalhador, muitas vezes, só resta extrapolar a jornada. Tudo isso tem consequência direta na saúde. Às vezes, fatais. Entre 2000 e 2016, o número de mortes por doenças cardíacas e derrames cresceu 29%. Somente em 2016, cerca de 745 mil pessoas perderam a vida pelo excesso de trabalho.
Segundo uma pesquisa, feita através de parceria entre a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o problema se agravou com a pandemia do coronavírus. Com a crise sanitária, milhões de pessoas passaram a trabalhar de casa. Mas, sem controle, as jornadas aumentaram consideravelmente.
As empresas perderam o limite. Não há hora nem dia para fazer cobranças aos funcionários que vivem “pendurados” no celular. Se desconectar é um verdadeiro problema e pode terminar em demissão.
Segundo o estudo, uma alternativa para garantir a manutenção dos direitos durante a pandemia, é o direito à desconexão, já que as relações de trabalho hoje são mediadas principalmente por vias digitais. Difícil é sair do papel.
Fonte: UOL

