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Bancos aderem à mediação digital para resolver conflitos

Sistema facilita o diálogo entre empresas e consumidores para a realização de um acordo

Desde o último dia 1º, falhas no atendimento bancário, operações financeiras equivocadas, cobrança indevida do cartão de crédito ou de taxas bancárias irregulares, entre outros casos envolvendo bancos públicos e privados já podem ser incluídos no Sistema de Mediação Digital, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O sistema, público e gratuito, permite a inscrição de qualquer consumidor que busque solução consensual de conflitos com instituições bancárias. O objetivo é viabilizar acordos celebrados de forma virtual, entre consumidores, bancos e empresas que estejam distantes fisicamente.

Os usuários precisam se cadastrar e fazer uma busca pela instituição com quem desejam dialogar. Em seguida, haverá exemplos de mensagens para facilitar o relato do fato pelo usuário.

A instituição bancária terá até 20 dias corridos para responder à solicitação de resolução de conflito e poderá entrar em contato diretamente com o consumidor por meio de um telefone ou pelo próprio sistema virtual.

Caso não se chegue a um acordo, uma mediação presencial será marcada e deverá ocorrer nos Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania).

Fonte – A Cidade In / Ribeirão Preto

 

 

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