Ação no STF quer acabar com aposentadoria de deputado após oito anos de contribuição

CAIXA PAGARÁ PLR NA QUINTA (30/03)
28 de março de 2017
Presidente do Senado garante a centrais sindicais que colocará em pauta projeto alternativo sobre terceirização
29 de março de 2017
CAIXA PAGARÁ PLR NA QUINTA (30/03)
28 de março de 2017
Presidente do Senado garante a centrais sindicais que colocará em pauta projeto alternativo sobre terceirização
29 de março de 2017

Ação no STF quer acabar com aposentadoria de deputado após oito anos de contribuição

Janot pede a suspensão de leis do Mato Grosso que criaram o sistema próprio de previdência para deputados e ex-deputados estaduais. Eles têm direito ao benefício integral após 24 anos de contribuição.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra o sistema de previdência próprio para deputados e ex-deputados estaduais de Mato Grosso. Janot pede a imediata suspensão de seis leis do Estado, criadas entre 1986 e 2008, que estabelecem critérios especiais para a concessão de aposentadoria dos parlamentares.

De acordo com as normas, deputados estaduais podem se aposentar proporcionalmente, com apenas oito anos de contribuição – dois mandatos legislativos, e, integralmente, após 24 anos. Para Rodrigo Janot, os deputados estaduais legislaram em causa própria, criando normas destinadas a favorecê-los e às custas do dinheiro público.

Balanço divulgado pela Assembleia Legislativa do Estado demonstra que só em janeiro deste ano foram gastos quase um milhão e meio de reais em pagamentos de pensão para parlamentares. Alguns ex-deputados chegam a receber mais de 25 mil reais por mês. A Assembleia Legislativa afirmou que ainda não foi notificada da ação e que irá se posicionar em momento oportuno.

Fonte – Congresso em Foco

Os comentários estão encerrados.