
Banco deve dar chance de quitar a dívida antes de alienação do bem
3 de junho de 2025
Pix Automático: veja as respostas para as dúvidas dos consumidores
4 de junho de 2025A conta de luz virá com a bandeira vermelha, no patamar 1, em junho, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No bolso dos brasileiros, isso significa que os consumidores terão custo extra de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. E, portanto, é preciso economizar energia para não ver o boleto disparar neste mês.
— Com a conta de luz na bandeira vermelha, a atenção das pessoas com o consumo de energia tem que ser constante. Na vida moderna, cada vez mais produtos que facilitam a vida das pessoas, se não forem utilizadas de forma inteligente, podem pesar no orçamento — diz o gerente do Centro de Operações da Enel Rio, Fábio Damasceno.
As temperaturas mais amenas no fim do primeiro semestre do ano parecem, à primeira vista, uma boa notícia, já que é dispensado o uso do ar-condicionado, tido como vilão das contas no verão. Mas outros equipamentos são mais utilizados.
Ficar mais em casa para evitar o frio intenso das ruas é um hábito que pode, sem o consumidor perceber, aumentar a conta de luz, porque a pessoa tende a utilizar mais as TVs e computadores — destaca Damasceno.
Por isso, a fim de ajudar as famílias a fechar o mês sem sustos financeiros, o EXTRA pediu orientações à Enel e à Light sobre como reduzir os gastos de energia dentro de casa. Um dos pontos de atenção deve ser o chuveiro elétrico, que está entre os equipamentos que mais consomem energia em uma residência.
Para reduzir esse impacto, a recomendação da Light é utilizar a opção “verão” sempre que possível, o que pode gerar uma economia de até 30% no consumo — indica Ronaldo Almeida, gerente de qualidade da operação Light.
Veja, abaixo, mais nove dicas.
O chuveiro elétrico Programar um despertador é uma boa dica para lembrar de tomar um banho rápido.
Computadores, vídeo games e outros dispositivos eletrônicos consomem energia mesmo em modo de espera. Por isso, evite deixar aparelhos em “stand-by”, que pode representar até 12% da conta de energia. Desligue os aparelhos quando não estiverem em uso.
A dica também vale para o uso de air fryer, fornos elétricos e carregadores de celulares – sempre os retire da tomada após o uso.
Se você tem o hábito de dormir com a TV ligada, ative o timer do aparelho e não dê audiência para o desperdício de energia.
O ferro de passar roupa também está entre os aparelhos que mais consomem energia. Para economizar, a dica é só ligar o equipamento na tomada quando já tiver separado todas as peças que deseja passar. E juntar uma grande quantidade de roupas e passá-las de uma só vez.
O mesmo vale para a máquina de lavar, que deve ser usada com a capacidade máxima indicada pelo fabricante para evitar desperdício de energia e água.
Troque lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, bem mais econômicas.
Outro eletrodoméstico que merece atenção é a geladeira. Para evitar gastos desnecessários, é importante guardar os alimentos de uma só vez e não abrir a porta com frequência.
Também é recomendado evitar forrar as prateleiras, o que atrapalha a circulação do ar, e nunca colocar roupas para secar na parte traseira do equipamento.
Fonte: Infomoney