Itaú cumpre meta de migrar 15 milhões de clientes para ‘Superapp’ em dois anos

Nubank emite comunicado após boatos de falência
26 de janeiro de 2026
Estado sobe no ranking de liberdade econômica
26 de janeiro de 2026
Nubank emite comunicado após boatos de falência
26 de janeiro de 2026
Estado sobe no ranking de liberdade econômica
26 de janeiro de 2026

Itaú cumpre meta de migrar 15 milhões de clientes para ‘Superapp’ em dois anos

Antes, o maior banco privado do País dispersava alguns serviços entre várias plataformas (Por André Marinho)

O Itaú Unibanco concluiu o processo de migração de 15 milhões de clientes que utilizavam diferentes aplicativos da instituição para um único “Superapp”. O resultado cumpre o objetivo estabelecido há quase dois anos, quando a transição começou.

Antes, o maior banco privado do País dispersava alguns serviços entre várias plataformas, como o Itaú Cartões e o banco digital Iti. Essas interfaces foram descontinuadas e as funcionalidades foram concentradas em um único aplicativo, que reúne toda a experiência digital. A aposta é de que o ambiente unificado tende a incentivar a abertura de contas correntes que ofereçam o serviço bancário completo.

À Coluna, o diretor de Estratégia e Ciclo de vida do Cliente do Itaú, João Araújo, revelou que 99,3% das pessoas que iniciaram a conversão concluíram o processo. Para quem chega ao novo ambiente, o nível de satisfação supera os 80 pontos, segundo o executivo. No caso dos clientes que optam pelo modelo de banco completo, o engajamento com o banco aumenta 69% em relação ao período em que utilizavam produtos mais restritos. “São números que superaram nossas expectativas”, afirmou.

Migração foi gradual
A migração ocorreu de forma gradual, primeiro para um grupo de mil usuários e depois em levas cada vez mais amplas. O Itaú, porém, evitou liberar a mudança em períodos com pico de utilização, como Black Friday ou outras datas de consumo. Em paralelo, a instituição foi expandindo a oferta de produtos disponíveis no aplicativo, como cofrinhos, Pix com cartão de crédito e uma ferramenta para controles de gastos. “Nossas notas de avaliação subiam à medida que a própria esteira do Itaú ia entregando novos produtos”, disse Araújo.

O banco, agora, dá sequência aos planos de disponibilizar funções mais sofisticadas no Superapp. Um conjunto de 100 mil clientes já tem acesso ao agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa, que oferece uma assessoria hiperpersonalizada em tom de conversa. A expectativa é de integrar serviços mais complexos e abrir a função para uma base maior, também gradualmente, ao longo deste ano.

O movimento é parte de um crescente investimento em tecnologia pelo Itaú. Além do agente de investimentos, a instituição também está testando, com 10 mil usuários, uma ferramenta de IA generativa mais ampla, com interação com uma gama de produtos que inclui crédito e seguros, por exemplo. “Essa inteligência artificial, com capacidade conversacional, vem nos levando para a posição que queremos, de ser um banco de bem-estar financeiro, não apenas transacional”, destacou Araújo.

Fonte: Estadão

Os comentários estão encerrados.