Governo reduz teto de juros de consignado para servidores de 34,5% para 29,8% ao ano

30 de março de 2017
Sem título
30 de março de 2017
30 de março de 2017
Sem título
30 de março de 2017

Governo reduz teto de juros de consignado para servidores de 34,5% para 29,8% ao ano

O governo decidiu dar um refresco para os servidores que pensam em tomar dívidas por meio do crédito consignado. O teto das taxas cobradas pelos bancos será reduzido, a partir desta sexta-feira, 31, de 34,5% para 29,8% ao ano. É a primeira vez que o teto dos juros do consignado para servidores públicos da União é reduzido.

Segundo portaria do Ministério Planejamento, que sairá amanhã, com o teto menor, a taxa mensal de juros nos consignados tomados pelos servidores baixará de 2,5% para 2,2%. Os técnicos explicam que essa redução reflete a queda da taxa básica (Selic), que, desde outubro do ano passado, já caiu de 14,25% para 12,25% ao ano.

Os novos patamares de juros valerão para novos empréstimos consignados e para os créditos renegociados. Os servidores que conseguirem trocar as taxas dos empréstimos terão folga maior no orçamento. Bastará apenas procurar os bancos e propor a renegociação das dívidas a taxas menores.

Dados do Banco Central mostram que os servidores públicos, de todas as esferas de governo, devem R$ 169 bilhões no crédito consignado. Neste ano, as operações cresceram 0,6%. Em 12 meses, o salto das operações foi de 2,1%. Entre os trabalhadores da iniciativa privada, as dívidas somam R$ 18,4 bilhões,, com retração de 1,3% nos dois primeiros meses deste ano e de 6,3% em 12 meses.

Vicente Nunes

Fonte – Correio Braziliense

Os comentários estão encerrados.