
Saúde Mental: relatos de bancários mostram cenário de adoecimento na categoria
13 de outubro de 2026
Mais de R$ 1 bilhão devolvidos das bets
14 de outubro de 2026Assembleias realizadas nos dias 8 e 9 de outubro aprovaram a proposta negociada na Campanha Nacional 2026, após um dia de intensas negociações e avanços nas cláusulas econômicas e sociais
As assembleias realizadas nos dias 8 e 9 de outubro aprovaram, com 88,2% dos votos, a proposta apresentada pela Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) para a Campanha Nacional dos Financiários 2026.
A aprovação ocorreu após um longo processo de negociação entre a representação dos trabalhadores e a federação patronal, marcado pela rejeição da proposta inicial e pela pressão da comissão dos financiários por avanços nas cláusulas econômicas e sociais.
Durante as rodadas de negociação, a representação dos trabalhadores cobrou melhorias nas condições de trabalho, regulamentação do teletrabalho, garantia do direito à desconexão, gestão ética das novas tecnologias e medidas relacionadas à saúde e à prevenção de riscos psicossociais, entre outros pontos.
Avanços conquistados na negociação
Entre os principais pontos discutidos durante as negociações estiveram a inclusão de uma cláusula sobre teletrabalho na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a gestão ética da tecnologia nas relações de trabalho e a garantia do direito à desconexão.
Também foram debatidas medidas de prevenção dos riscos psicossociais, com a previsão de mecanismos de participação e acompanhamento da implementação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1).
Na parte econômica, a representação dos trabalhadores pressionou por melhorias na proposta de reajuste, buscando avanços que contemplassem as reivindicações apresentadas pela categoria.
Fonte: Seeb Campinas

