Bolsonaro admite diminuir idade mínima de mulheres na reforma da Previdência para 60 anos

Auxílio previdenciário e surgimento de doença afetam estabilidade por acidente do trabalho
28 de fevereiro de 2019
CONTEC realiza ciclo de debates sobre a Previdência Social
28 de fevereiro de 2019
Auxílio previdenciário e surgimento de doença afetam estabilidade por acidente do trabalho
28 de fevereiro de 2019
CONTEC realiza ciclo de debates sobre a Previdência Social
28 de fevereiro de 2019

Bolsonaro admite diminuir idade mínima de mulheres na reforma da Previdência para 60 anos

Bolsonaro admitiu baixar idade mínima de mulheres para aposentadoria
Bolsonaro admitiu baixar idade mínima de mulheres para aposentadoria Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

ExtraTamanho do textoAAA

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, durante café da manhã com jornalistas, que está disposto a negociar alguns pontos da sua proposta de reforma da Previdência, entre eles baixar a idade mínima de aposentadoria para mulher, de 62 para 60 anos. Bolsonaro também admitiu mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago para idosos e deficientes de baixa renda, e na pensão por morte. A fala do presidente foi divulgada pelo “Valor Econômico”.

— Eu acho que dá para cortar um pouco de gordura e chegar a um bom termo, o que não pode é continuar como está (o déficit na Previdência) — disse Bolsonaro.

De acordo com o presidente, no entanto, a “alma” da proposta precisa ser mantida. Caso contrário, o país passaria por uma situação “muito complicada”, a exemplo de países como Grécia e Portugal.

— Há interesse de todo mundo em aprovar. O Brasil pode entrar em uma situação muito complicada. Muita coisa vai ser atenuada aí, mas não vai desfigurar a alma da proposta. E tem que haver (a reforma). Não queremos passar pelo que a Grécia passou, ou Portugal — afirmou.

Bolsonaro disse que pretende negociar com o Congresso a votação da reforma sem “toma lá, dá cá”. Segundo ele, apenas “dois ou três” parlamentares pediram cargos em troca de apoio, mas ele disse que isso não ocorrerá. O presidente disse, em tom irônico, que só oferecia um ministério se alguém indicasse uma pessoa mais capacitada que o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Nenhum repórter dos três maiores jornais do país — O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo — foi convidado para o encontro, que contou com representantes de 13 veículos.

Fonte – Extra On Line

Os comentários estão encerrados.