APOSENTADO – REVISÃO DA VIDA TODA: APROVADA E SUSPENSA PELO STJ

CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA MEDIDA PROVISÓRIA 927 SOBRE RELAÇÕES TRABALHISTAS NA PANDEMIA
18 de junho de 2020
SALÁRIO MÍNIMO EM 2021 PODE SER PAGO EM VALOR MENOR AOS TRABALHADORES
19 de junho de 2020
CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA MEDIDA PROVISÓRIA 927 SOBRE RELAÇÕES TRABALHISTAS NA PANDEMIA
18 de junho de 2020
SALÁRIO MÍNIMO EM 2021 PODE SER PAGO EM VALOR MENOR AOS TRABALHADORES
19 de junho de 2020

APOSENTADO – REVISÃO DA VIDA TODA: APROVADA E SUSPENSA PELO STJ

As aposentadorias concedidas após 26/11/1999, na vigência da Lei n. 9.876/1999, em regra, têm seu valor calculado utilizando apenas as contribuições posteriores à julho de 1994.

A revisão da vida toda consiste em calcular o valor da aposentadoria utilizando todas as contribuições feitas pelo trabalhador, isto é, mesmo as anteriores a julho de 1994.

Essa revisão beneficia os trabalhadores que tiveram altos salários no passado e que não foram considerados na aposentadoria.

Em dezembro de 2019, julgando o Tema Repetitivo 999 (revisão da vida toda), o STJ reconheceu o direito dos aposentados à revisão. A partir dessa decisão, um enorme número de aposentados buscaram o judiciário requerendo o aumento na aposentadoria e o pagamento dos atrasados (relativo à diferença) pelos últimos 5 (cinco) anos.

Porém, no final de maio de 2020, houve a interposição de recurso extraordinário pelo INSS, e no dia 1º de junho foi proferida uma decisão pelo STJ suspendendo todos os processos, em âmbito nacional, que tratem sobre o tema. Tal decisão foi tomada para que o STF possa decidir sobre a revisão de forma igualitária, a todos os aposentados.

Para os casos em que a revisão é benéfica, aconselha-se que o pedido judicial seja realizado, ainda que a tese não esteja pacificada, para evitar a incidência da decadência do direito, bem como para o recebimento de maior valor referente aos atrasados, se o julgamento final for favorável.

O recebimento dos atrasados corresponde aos últimos 05 anos, contados do ajuizamento da ação. Assim, quanto antes a ação for ajuizada, maior será o número de meses que compreenderão os atrasados e, consequentemente, maior será o valor recebido ao final do processo.

Além disso, a lei previdenciária prevê o prazo de 10 anos para buscar a revisão dos benefícios, contados do dia primeiro do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação ou da data em que tomar conhecimento da decisão de deferimento.

Portanto, realizar o pedido de revisão após a decisão final do STF é arriscado, pois pode haver o transcurso do prazo decadencial de 10 anos.

Assim, a dica é: procure um profissional especializado em Direito Previdenciário o mais rápido possível e confira se você tem direito a Revisão da Vida Toda.

(Fonte: Bonde)

Os comentários estão encerrados.