Grupo desvia R$ 2 bi do FGTS com ajuda de funcionários da Caixa

NR-1 e saúde mental: empresas devem gerenciar riscos psicossociais
21 de abril de 2025
TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença
22 de abril de 2025
NR-1 e saúde mental: empresas devem gerenciar riscos psicossociais
21 de abril de 2025
TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença
22 de abril de 2025

Grupo desvia R$ 2 bi do FGTS com ajuda de funcionários da Caixa

investigação da Polícia Federal revelou que os criminosos acessavam os dados de milhares de brasileiros que recebiam benefícios sociais

Durante cinco anos, uma quadrilha especializada em fraudes digitais  conseguiu desviar cerca de R$ 2 bilhões de contas ligadas ao FGTS , seguro-desemprego e programas sociais. O esquema, que tinha como alvo principal usuários do aplicativo Caixa Tem , contou com a participação de funcionários da própria Caixa Econômica Federal. A informação foi divulgada pelo ‘Fantástico’, da TV Globo.

A investigação da Polícia Federal revelou que os criminosos acessavam os dados de milhares de brasileiros que recebiam benefícios sociais e, com o auxílio de servidores da Caixa, invadiam as contas para realizar transferências indevidas. De acordo com a reportagem, os golpistas operavam de forma sistemática, usando softwares que permitiam acessar o aplicativo diversas vezes ao dia. Com valores baixos em cada conta, os desvios passavam despercebidos por algum tempo.

Os funcionários envolvidos no esquema repassavam dados sigilosos e, em alguns casos, até realizavam saques a mando da quadrilha. A fraude começava com o levantamento de CPFs em massa. A partir daí, os criminosos verificavam quem possuía benefícios ativos e contavam com os servidores da Caixa para alterar dados cadastrais e facilitar o acesso às contas.

Fonte: G1

Os comentários estão encerrados.