Mudanças na CNH: Exame médico é exigido para idosos a partir de 2025

Adeus às restrições: FGTS agora pode ser usado de forma mais livre
23 de dezembro de 2024
Número de pedidos de demissão bate recorde histórico em um ano
26 de dezembro de 2024
Adeus às restrições: FGTS agora pode ser usado de forma mais livre
23 de dezembro de 2024
Número de pedidos de demissão bate recorde histórico em um ano
26 de dezembro de 2024

Mudanças na CNH: Exame médico é exigido para idosos a partir de 2025

Durante a renovação da Carteira Nacional de Habilitação os condutores passam por exames médicos obrigatórios. No caso dos idosos as últimas mudanças na CNH tornaram esse processo mais rotineiro, pois a validade do documento acabou sendo reduzida.

Atenção, idosos, tem mudanças na CNH que vão afetar especificamente quem tem mais de 60 anos de idade. Para essa parcela da população a renovação vem sendo feita com maior frequência após a mudança no prazo de validade do documento.

Quando fazer a renovação da CNH em 2025?

É sempre bom lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não determina uma idade máxima para dirigir. No entanto, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, para os idosos o prazo de validade do documento é diferente, sendo de:

  • A validade da CNH é de 10 anos para condutores com até 50 anos de idade
  • A validade da CNH é de 5 anos para condutores com idade entre 50 e 69 anos
  • A validade da CNH é de 3 anos para condutores com 70 anos ou mais

Assim, enquanto uma pessoa com 45 anos renova o documento uma vez a cada década, uma de 55 vai renovar duas vezes no mesmo período.

Exames médicos obrigatórios para a renovação da CNH em 2025

O portal Garagem 360 também aponta para uma mudança nos exames médicos:

  • Idoso acima de 60 anos: terão que passar pela avaliação médica geral, o que inclui exame oftalmológico (de visão) e até testes de coordenação motora e força muscular poderão ser incluídos.
  • Idosos com mais de 70 anos: nessa faixa poderão ser solicitados exames complementares, caso alguma condição de saúde que possa impactar a direção.

Fonte: FDR

Os comentários estão encerrados.