Novo golpe do Imposto de Renda: veja o que fazer para proteger seus dados

Agências bancárias não abrem no dia 30 de dezembro. Conheça programação do fim de ano
19 de dezembro de 2022
STF adia julgamento com placar de 5 a 4 contra o orçamento secreto
19 de dezembro de 2022
Agências bancárias não abrem no dia 30 de dezembro. Conheça programação do fim de ano
19 de dezembro de 2022
STF adia julgamento com placar de 5 a 4 contra o orçamento secreto
19 de dezembro de 2022

Novo golpe do Imposto de Renda: veja o que fazer para proteger seus dados

APP IRPF - 23-03-2018 - A Receita Federal tem um aplicativo próprio para facilitar o envio da declaração do Imposto de Renda. O APP Meu Imposto de Renda pode ser utilizado em dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones.

Criminosos têm enviado mensagens aos contribuintes para obter, de forma ilegal, informações fiscais, cadastrais e financeiras

A Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira (14), um alerta aos contribuintes sobre falsas mensagens que circulam na internet envolvendo o nome da instituição. Elas tratam de divergências no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) seguida de multa.

 

De acordo com a instituição, por meio dessas mensagens falsas, “quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais”.

 

A Receita orienta o contribuinte que, caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda.

 

Orientações

A orientação é que o contribuinte não abra ou responda as mensagens suspeitas. Veja quais cuidados tomar:

  • Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  • não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita, ou mensagens como “clique aqui”;
  • e excluir imediatamente a mensagem.

 

Fonte: Agência Brasil

Os comentários estão encerrados.