Open Banking: 5 vantagens que vão revolucionar o sistema financeiro no Brasil

Banco do Brasil vai permitir ao cliente emitir boletos por WhatsApp
23 de agosto de 2021
CAIXA Trabalhador reúne novos serviços para quem é pensionista do INSS
23 de agosto de 2021
Banco do Brasil vai permitir ao cliente emitir boletos por WhatsApp
23 de agosto de 2021
CAIXA Trabalhador reúne novos serviços para quem é pensionista do INSS
23 de agosto de 2021

Open Banking: 5 vantagens que vão revolucionar o sistema financeiro no Brasil

Depois das transformações proporcionadas pelo Pix sobre a maneira que efetuamos pagamentos e transferências, agora o Open Banking é a novidade regularizada pelo Banco Central do Brasil que promete seguir no foco da inovação e desburocratização do sistema financeiro. O sistema está em fase de implementação, que ocorrerá até o final de 2021 e chega para padronizar o compartilhamento de dados sobre os usuários entre as instituições financeiras.

O Open Banking representa um novo modelo de negócio que pretende, através do compartilhamento de informações sobre os clientes, promover maior competitividade entre as instituições financeiras que precisarão se adaptar e oferecer melhores produtos e serviços financeiros. Ainda tá com dúvida sobre o que é o Open Banking? Listamos 5 vantagens para você conhecer e entender melhor sobre a novidade financeira:

  1. Autonomia sobre os dados bancários
  2. Transparência
  3. Portabilidade entre instituições
  4. Menores taxas e tarifas
  5. Facilidade na busca por condições mais vantajosas

Autonomia sobre os dados bancários

Certamente uma das grandes vantagens do Open Banking é a maior autonomia dos clientes sobre seus dados bancários. Hoje, os dados de um correntista pertencem somente a instituição financeira a qual ele é atrelado. A implementação do Open Banking tem como premissa que os dados cadastrais e bancários – transferências, extratos, histórico de acesso a crédito – não serão mais exclusivos dos bancos, proporcionando autonomia ao cliente sobre o que fazer com eles, como autorizar o compartilhamento dessas informações para outras instituições financeiras que possam oferecer melhores condições e serviços.

É importante reforçar que o compartilhamento de dados só ocorre mediante autorização.

Transparência

O Open Banking, assim como o Pix, será operacionalizado no ambiente 100% digital o que garante a transparência de todo o procedimento que será feito de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP). A ideia de compartilhar dados pessoais e bancários pode assustar alguns, mas esse compartilhamento só ocorre mediante um processo de três etapas: consentimento, autenticação e confirmação. Os dados compartilhados poderão ser visualizados pelos usuários para que possam ter o controle de quais informações foram cedidas e para qual finalidade.

Portabilidade entre instituições

Mudar de banco e abrir uma conta nova pode ser um processo burocrático. Além de burocrático, todas as informações como acesso a crédito e histórico de transações não são disponibilizados, precisando o cliente começar do zero na nova instituição financeira. Com a chegada do Open Banking, a promessa é que a portabilidade entre instituições seja mais rápida e eficiente. Com o compartilhamento de dados entre as instituições, estes ficaram concentrados em uma plataforma, o que facilitará tanto para a instituição financeira quanto para o cliente o processo de portabilidade.

Menores taxas e tarifas

Com o aumento da concorrência entre os bancos para atrair cada vez mais usuários que agora estarão com maior autonomia para escolher uma instituição financeira, serviço ou produto, é esperado que as taxas e tarifas bancárias reduzam ainda mais. Não restará muita opção aos bancos senão ir pelo caminho de oferecer preços mais competitivos aos clientes.

Facilidade na busca por condições mais vantajosas

Com a possibilidade de escolher quais dados serão compartilhados com o mercado, isso facilitará tanto as empresas quanto o consumidor na oferta e procura de condições mais vantajosas para empréstimos, por exemplo. Isso ocorrerá porque o Open Banking reunirá todos os dados necessários, o que resultará em uma personalização avançada das necessidades do cliente, seja pessoa física ou jurídica que esteja precisando de um empréstimo.

Fonte: Yahoo

Os comentários estão encerrados.