
Suspenso julgamento que pode aumentar aposentadoria do INSS
17 de junho de 2021
Câmara inclui motoristas, bancários e empregadas domésticas em lista de prioridades da vacinação
17 de junho de 2021O Ministério Público do Trabalho divulgou ofício que encaminhou, no início do mês, para a coordenação geral do PNI (Plano Nacional de Imunização), recomendando a vacinação prioritária de trabalhadores em serviços essenciais, como é o caso dos empregados das agências.
No documento, o MPT esclarece que, conforme o PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19), a ordem dos grupos prioritários prevê a vacinação de trabalhadores de setores essenciais para manutenção da sociedade ou onde há sobrerrisco de infecção após os grupos cuja prioridade tem fundamento em comorbidades.
Em outro trecho, o ofício relata “que ultrapassa o critério da mortalidade ao se considerar a vacinação dos trabalhadores em serviços essenciais, é a própria resiliência do sistema a permitir o funcionamento das atividades essenciais à sociedade em períodos críticos”.
Como os bancários, vigilantes e prestadores de serviços estão atuando desde o início da pandemia prestando serviços considerados essenciais para a sociedade, a exemplo do pagamento do auxílio emergencial, a vacinação dos deveria ser prioridade. A luta do Sindicato e demais entidades vai continuar até a inclusão da categoria como grupo prioritário do PNI.
Fonte: Seeb/Bahia

