
Programa de redução de jornada e salário será renovado, diz Bolsonaro
26 de março de 2021
Projeto de lei autoriza a compra de vacinas pela iniciativa privada
26 de março de 2021O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, prometeu nesta quinta-feira, 25, o pagamento da nova rodada de auxílio emergencial sem repetir as longas filas observadas no ano passado, quando a ajuda aos vulneráveis foi implementada pela primeira vez. Segundo ele, “em breve” o presidente Jair Bolsonaro vai anunciar o calendário da próxima fase do auxílio.
A ajuda já foi recriada por meio de medida provisória (MP), com vigência imediata. Mas, apesar do agravamento da doença no Brasil, os pagamentos só começarão em abril.
Guimarães destacou que a bancarização dos beneficiários na primeira rodada vai ajudar na operação da nova rodada. A lei que criou o auxílio permitiu à Caixa criar contas de poupança digital de forma automática para os beneficiários, que puderam pagar contas ou fazer transferências sem precisar se deslocar até uma agência ou lotérica.
A sistemática, por sua vez, também teve problemas, com inúmeras fraudes e instabilidades no aplicativo Caixa Tem, que dá acesso à poupança digital.
Segundo o presidente da Caixa, cerca de 20 milhões de pessoas dos 45 milhões de beneficiários não precisarão ir às agências do banco para sacar o dinheiro. “Nós faremos novamente (pagamento do auxílio) em breve e sem ter um volume grande de filas”, disse em cerimônia sobre ações da Caixa realizada no Palácio do Planalto.
Para Guimarães, ajuda nesse sentido o fato de o banco ter aberto recentemente 76 agências e anunciado a contratação de 7.704 colaboradores.
Fonte: Estadão

