
JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA QUE CAIXA ORGANIZE FILAS NO ENTORNO DAS AGÊNCIAS NA BAHIA
13 de maio de 2020
BC amplia circulação de dinheiro a nível recorde
13 de maio de 2020A Federação dos Bancários de Santa Catarina, através do presidente Armando Machado Filho, participou na tarde de ontem (12) da 6ª reunião por vídeo com a Comissão de Negociação da FENABAN.
Na reunião, a Contec buscou sensibilizar a FENABAN da necessidade de:
1) agilização no atendimento quando trabalhador testar positivo, bem como celeridade na desinfecção do ambiente de trabalho;
2) padronização na reação para casos de testes positivos;
3) disponibilização de mais aparelhos de medição de temperatura;
4) campanha junto aos gestores para não dificultarem o afastamento de colegas com sintomas do covid-19;
A FENABAN informou que não tem autorização para negociar as questões objetos das MPs 927 e 936. No entanto, afirmou que há a possibilidade de negociação com cada banco. Salientou que bancos estão convencidos de que a segurança está no distanciamento social, uso de máscaras e higiene adequada.
Lembrou que as negociações possibilitaram a construção de mecanismos de telemedicina adotado, com repercussão positiva para milhares de bancários.
O movimento sindical garantiu junto à Fenaban, que os bancários dos cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) poderão realizar o teste para diagnosticar a covid-19, após o atendimento via telemedicina.
Os testes podem, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. As consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.
A Fenaban informou que, em um banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.
A Fenaban disse que alguns bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.
O Comando Nacional também questionou a mudança de protocolo de isolamento e afastamento de funcionários de locais de trabalho onde foram constatados casos confirmados e suspeitos de covid-19, sem comunicar ao movimento sindical, principalmente no banco Santander. Alguns gestores não estão afastando os funcionários das agências onde houve casos confirmados e nem o isolamento preventivo em casos de suspeita.
A Fenaban disse que cada banco adota procedimentos distintos, sempre de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, mas levará a questão para os bancos para que seja analisada. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.
Fonte: Contec

